Rádio

Chamada (PT)

Call (EN)

Convocatoria (ES)

 

prazo / dead line / fecha : 1 SET/SEP


CHAMADA OBRAS PARA RÁDIO SOMA

INSCRIÇÕES ATÉ 1 SET 2025

O SomaRumor - Encontro Latino Americano de Arte Sonora, é um evento bienal, iniciado em 2019, focado em criar um espaço ampliado de diálogo entre diversas expressões artísticas, com ênfase na arte sonora. Seu principal objetivo é promover a reflexão, formação e apreciação dessas práticas, estabelecendo conexões entre produções locais e globais, especialmente no contexto latino-americano. O evento reúne artistas e pesquisadores de diversos países e inclui uma programação diversificada, com seminários, debates, oficinas, residências artísticas, apresentações e mostras. A iniciativa visa tanto a pesquisa quanto a difusão da arte sonora, contribuindo para o intercâmbio e desenvolvimento deste campo artístico.

Atualmente conta com o apoio institucional da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), vinculado ao PPGCA, Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Artes, e do Instituto de Artes e Comunicação Social. 

Nesta IV edição do SomaRumor, vamos ter a alegria de lançar a Rádio SOMA. Montaremos uma estação móvel nos entornos do IACS Campus Gragoatá - UFF Niterói, operando em ondas curtas FM durante o IV SomaRumor e com transmissão online através da plataforma Youtube. 

Queremos ampliar o convite à participação desse momento histórico para o festival e por isso abrimos uma chamada para receber obras em formato de áudio (poesia sonora, paisagem sonora, arte acústica, rádio arte, etc) produzidas entre 2023 e 2025 com duração de até 15 minutos. 

As inscrições vão de até 01/09/2025. As obras selecionadas farão parte da programação da rádio durante o evento e depois ficarão disponíveis na plataforma digital criada pelo festival!  

O SomaRumor nesta IV edição terá suas atividades concentradas na UFF (Universidade Federal Fluminense) em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, entre 22 de setembro e 03 de outubro de 2025.

Critérios de seleção:

  • Cada participante pode enviar uma obra de sua autoria (incluindo co-autoria)
  • Cada obra deve ter duração máxima de 15 (quinze) minutos;
  • Obras produzidas entre 2023 e 2025;
  • Não serão aceitos álbuns como obra única;
  • Cada áudio deve ser enviado em um só arquivo, em alta qualidade, preferencialmente WAV ou AIFF (em caso de MP3: 44.1kHz, mínimo de 256kbps);
  • O arquivo deve estar disponível para download por meio de link válido e permanente em serviços como SoundCloud, Google Drive, Dropbox, OneDrive etc. Não utilize serviços de armazenamento temporário, como WeTransfer;

formuláriO DE INSCRIÇÃO

Para dúvidas nos contate por email: radiosoma.contato@gmail.com


RADIO SOMA CALL FOR WORKS

DEAD LINE  01 SEP 2025

SomaRumor - Latin American Sound Art Encounter is a biennial event, started in 2019, focused on creating an expanded space for dialogue between various artistic expressions, with an emphasis on sound art. Its main objective is to promote reflection, training, and appreciation of these practices, establishing connections between local and global productions, especially in the Latin American context. The event brings together artists and researchers from different countries and includes a diverse program with seminars, debates, workshops, artistic residencies, presentations, and exhibitions. The initiative aims at both research and the dissemination of sound art, contributing to the exchange and development of this artistic field.

It currently has the institutional support of the Fluminense Federal University (UFF) and State University of Santa Catarina (UDESC), linked to PPGCA, the PostGraduate Program in Contemporary Arts Studies at the Fluminense Federal University, Department of Arts, and the Institute of Arts and Social Communication.

In this fourth edition of SomaRumor, we are delighted to launch Radio SOMA. We will set up a mobile station in the vicinity of UFF operating on shortwave FM and broadcasting online via YouTube.

We would like to extend the invitation to participate in this historic moment for the festival and are therefore calling for submissions of works (sound poetry, soundscape, acoustic art, etc.) lasting up to 15 minutes.

Submissions will be accepted until September 1st, 2025. The selected works will be part of the radio programming during the event and will then be available on the digital platform created by the festival!

The fourth edition of SomaRumor will be concentrated at UFF (Universidade Federal Fluminense) in Niterói, Rio de Janeiro, Brazil, between September 22 and October 3, 2025.

Selection criteria:

  • Each participant may submit one work of their own (including co-authorship). 
  • Works produced between 2023 and 2025.
  • Each work must have a maximum duration of 15 (fifteen) minutes;
  • Albums will not be accepted as a single work;
  • Audio file must be submitted in a single file, in high quality, preferably WAV or AIFF (in the case of MP3: 44.1kHz, minimum 256kbps);
  • The file must be available for download via a valid and permanent link on services such as SoundCloud, Google Drive, Dropbox, OneDrive, etc. Do not use temporary storage services such as WeTransfer.

REGISTRATION USING THE FORM

If you have any questions, please contact us at: radiosoma.contato@gmail.com


CONVOCATORIA DE OBRAS PARA RADIO SOMA

FECHA LÍMITE 1 SET 2025

SomaRumor - Encuentro Latinoamericano de Arte Sonoro es un evento bienal, iniciado en 2019, centrado en crear un espacio ampliado de diálogo entre diversas expresiones artísticas, con énfasis en el arte sonoro. Su principal objetivo es promover la reflexión, la formación y la apreciación de estas prácticas, estableciendo conexiones entre producciones locales y globales, especialmente en el contexto latinoamericano. El evento reúne a artistas e investigadores de diversos países e incluye una programación diversificada, con seminarios, debates, talleres, residencias artísticas, presentaciones y exposiciones. La iniciativa tiene como objetivo tanto la investigación como la difusión del arte sonoro, contribuyendo al intercambio y desarrollo de este campo artístico.

Actualmente cuenta con el apoyo institucional de la Universidad Federal Fluminense (UFF) y la Universidad Estatal de Santa Catarina (UDESC), vinculada al PPGCA, Programa de Posgrado en Estudios Contemporáneos de las Artes de la Universidad Federal Fluminense, Departamento de Artes, y del Instituto de Artes y Comunicación Social.

En esta IV edición de SomaRumor, tendremos el placer de lanzar la Radio SOMA :)

Montaremos una estación móvil en los alrededores de la UFF que operará en onda corta FM y con transmisión en línea a través de la plataforma Youtube.

Queremos ampliar la invitación a participar en este momento histórico para el festival y, por eso, abrimos una convocatoria para recibir obras sonoras (poesía sonora, paisaje sonoro, arte acústico, etc.) con una duración de hasta 15 minutos.

Las inscripciones estarán abiertas hasta el 01/09/2025. Las obras seleccionadas formarán parte de la programación de la radio durante el evento y luego estarán disponibles en la plataforma digital creada por el festival.

La cuarta edición de SomaRumor concentrará sus actividades en la UFF (Universidad Federal Fluminense) en Niterói, Río de Janeiro, Brasil, entre el 22 de septiembre y el 3 de octubre de 2025.

Criterios de selección:

  • Cada participante puede enviar una obra de su autoría (incluida la coautoría).
  • La obra debe tener una duración máxima de 15 (quince) minutos.
  • Obras producidas entre 2023 y 2025.
  • No se aceptarán álbumes como obra única.
  • El audio debe enviarse en un solo archivo, en alta calidad, preferiblemente WAV o AIFF (en caso de MP3: 44,1kHz, mínimo de 256 kbps).
  • El archivo debe estar disponible para su descarga a través de un enlace válido y permanente en servicios como SoundCloud, Google Drive, Dropbox, OneDrive, etc. No utilice servicios de almacenamiento temporal, como WeTransfer.

INSCRIPCIÓN MEDIANTE EL FORMULARIO

En caso de duda contactanos a traves del correo: radiosoma.contato@gmail.com

Oficinas e Vivências

INSCRIÇÕES


[VIVÊNCIAS] 


[OFICINAS]


 

MERGULHO, PERCEPÇÕES, ATMOSFERAS E SISTEMAS

22 SET às 14h [O#1] Sala Corpo e Som IACS-UFF | MARCELLO MAGDALENO

A oficina investiga o campo das experiências imersivas a partir da arte, da percepção sensorial e da imaginação poética. Serão apresentados o desenvolvimento histórico, obras de referência e diferentes possibilidades de criação — desde práticas ancestrais e o uso de tecnologias digitais. A segunda parte da oficina será uma atividade prática. Uma introdução multidisciplinar para quem deseja explorar instalações, performances e espaços expositivos.

MARCELLO MAGDALENO arquiteto e artista-pesquisador. Atua com projetos de arquitetura, som, vídeo, fotografia e performances. É mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF (2021), com a pesquisa ""O estudo dos ambientes imersivos e seus objetos"", e integrante do grupo de pesquisa SOMA (O Som nas Artes – UFF). É autor do projeto arquitetônico da casa de shows Teatro Odisséia (Lapa, RJ) e atua na coordenação de montagem de infraestrutura e cenografia para eventos, teatro e espetáculos, com passagens por instituições como o Museu Nacional, Museu Histórico Nacional e Museu do Pontal. Apresentou trabalhos sonoros e performáticos em eventos e instituições como o Festival MonteAudio (Uruguai), Festival Tsomani (Chile), Instituto de Cultura Uruguayo-Brasileño, Festival Multiplicidade (RJ), Poetry House (Nova York), Fundação José Saramago (Lisboa), entre outros. Com o projeto de música e poesia, Sobre o Mar, em parceria com o escritor Ondjaki, realizou apresentações em países como Portugal, Brasil, Uruguai, Canadá, EUA, Angola e São Tomé e Príncipe. Suas trilhas sonoras foram exibidas em festivais como o Festival do Rio e o Cine PE.


 

SOM, CORPOS & CÓDIGO

23 e 24 SET às 9h [O#2] Sala PPGCA J11A e SOMA_LAB IACS-UFF | ANNA SHPAK, ANNA VAN BAARSEN, PHILIPPE DERLIEN , JELLA JESS
 

Nesta sessão prática, exploraremos os alto-falantes como corpos escultóricos e ressonadores acústicos. Começamos com a coleta de materiais como caixas de papelão, madeira, latas, placas de vidro ou outros objetos encontrados que possam ressoar.Cada participante poderá desenhar suas próprias formas ressonantes, de acordo com seus interesses. Por fim, montaremos todas as peças em uma instalação coletiva e adicionaremos exciters/body shakers, que farão os materiais vibrarem.

ANNA SHPAK estudante da Kunstakademie Düsseldorf na Alemanha faz intercâmbio no PPGCA (UFF) como bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Durante sua estadia no Programa, ela desenvolve projetos que dialogam com os contextos espaciais e institucionais locais, aprofundando sua pesquisa sobre arquitetura, percepção e modos de presença. Na sua prática artística, Anna Shpak investiga estruturas arquitetônicas, suas histórias e materialidades, assim como as tensões entre visibilidade e ocultamento. Suas obras frequentemente partem do confronto com espaços concretos – suas funções, modos de construção ou transformações de uso – e revelam condições arquitetônicas ou institucionais normalmente ocultas. Formação desde 04/2022 Turma de Escultura da Prof. Franka Hörnschemeyer, Kunstakademie Düsseldorf 10/2019 – 04/2022 Turma da Prof. Sabrina Fritsch, Kunstakademie Düsseldorf. 

ANNA VAN BAARSEN, estudante da Kunstakademie Düsseldorf (Prof. Franka Hörnschemeyer) (2020–2024), aluna de intercâmbio na Royal Danish Academy (Prof. Carla Zaccagnini) (2024) e na Universität der Künste Berlin (Prof. Manfred Pernice) (2024–2025).

JELLA JESS, atualmente estudante na Kunstakademie Düsseldorf (Prof. Franka Hörnschemeyer, Prof. Sabrina Fritsch), investiga a fragmentação de corpos e seus contextos, questionando suas hierarquias. Essa pesquisa se manifesta em pinturas de entidades humanas abstratizadas e símbolos socializados, que se expandem com elementos linguísticos através de assemblagens de citações, refletindo sobre a apropriação de palavras e a relação entre um enunciado e sua instituição de origem. Paralelamente à pintura, esse eixo aparece também em seu trabalho sonoro, por meio de métodos autorreferenciais de sampleagem que se transformam em paisagens sonoras, a partir de gravações de campo distorcidas e falas manipuladas.

PHILIPPE EMANUEL DERLIEN (Wuerzburg, Alemanha, 1998) é artista formado pela Academia de Arte de Düsseldorf, bolsista do DAAD e pesquisador visitante na UFF. Em seus vídeos e instalações site-specific, investiga a arquitetura e suas relações espaciais com o espectador, criando composições que questionam e expandem as qualidades e estruturas dos lugares. Seu trabalho oscila entre modelos imaginários e espaço real, utilizando sobreposições narrativas para explorar potenciais futuros de cada ambiente. Em 2023 pesquisou arquitetura brutalista e moderna na Grã-Bretanha e, em 2019, participou do projeto interdisciplinar Laboratory of the Arts (Itália). Estudou com Yesim Akdeniz (2019–2021), Franka Hörnschemeyer (2021–2024) e Nina Canell (2024–2025).


 

LABORATÓRIO DE LEITURAS, RANHURAS, ESCRITAS E ESCUTAS

23 e 24 SET às 14h [O#3] Sala J11F IACS-UFF | RAQUEL STOLF, ARIANE OLIVEIRA, CLAUDIO MOREIRA, DJULY GAVA, GABRIEL VILLAS, JULIANA SILVA, JULIANO VENTURA, LUANA NAVARRO, SARAH URIARTE
 

Laboratório de leituras, ranhuras, escritas e escutas. A oficina propõe contactar e refletir acerca de projetos sonoros e publicações impressas/sonoras que articulam processos de escrita (lista, verbete, diário, relato, proposição/instrução, etc.), operações de leitura (sob volumes de voz) e práticas de escuta (espécies e posições de escutas),catalisando três blocos de exercícios de escrita/escuta a partir dessas produções. Propõe-se a construção de micro-peças sonoras, de proposições/publicações impressas, de registros de leituras e/ou de áudio-ações, a serem apresentadas durante a programação do SOMARUMOR(Rádio SOMA), sendo apresentadas posteriormente no projeto escuta-dobradiça, veiculado na Sala de leitura | Sala de escuta (DAV/PPGAV/UDESC), em parceria com a publicação Anecoica (https://anecoica.org). A oficina acontece também como uma das ações do programa de extensão Sala de leitura | Sala de escuta, coordenado por Raquel Stolf, em parceria com o SOMARUMOR.

RAQUEL STOLF é artista e pesquisadora, atua como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UDESC. Suas proposições investigam relações entre experiências de silêncios, situações de escuta e processos de escrita, bem como o procedimento da coleção/coletânea. Vem construindo projetos, proposições e publicações impressas/sonoras que envolvem desdobramentos em instalações, micro-intervenções sonoras, ações, vídeos, fotografias, textos e desenhos. Doutora (2011) e Mestre (2002) em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS, com estágio pós-doutoral (2024) no PPGCA-UFF. Coordena o selo céu da boca, o programa de extensão Sala de leitura | Sala de escuta (DAV/PPGAV/UDESC) e o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (CNPq/UDESC). Participa dos grupos de pesquisa Veículos da Arte (CNPq/UFRGS), SOMA – Som nas Artes (CNPq/UFF) e Pensamento Impresso (CNPq/UFMG).

ARIANE OLIVEIRA é artista visual e pesquisadora, doutoranda no PPGAV/UDESC. Trabalha com poesias visuais, relatos aestésicos e subversões de gênero. Está implicada em processos de escuta do desejo pela vida digna.

CLAUDIO MOREIRIA PEREIRA JÚNIOR (Criciúma, 1999) é artista, professor e pesquisador. Doutorando em Artes Visuais pelo PPGAV/UDESC, é bacharel em Artes Visuais pela mesma universidade (2022). Atua como docente nos cursos de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) da UNESC, integra o Grupo de Pesquisa em Arte (GPA) (CNPq/UNESC), coordenado por Daniele Zacarão e Alan Cichela, o projeto Sala de leitura | Sala de escuta (DAV/UDESC) e o Grupo de Pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (CNPq/UDESC), ambos coordenados por Raquel Stolf. Desde 2022, coordena o selo editorial Molécula, no qual desenvolve projetos artísticos no formato de publicações impressas e sonoras.

DJULY GAVA  (Florianópolis, 1995) é artista visual, produtora e diretora de cinema independente. Doutoranda no PPGAV/UDESC, desenvolve pesquisas acerca do deslocamento enquanto prática artística, com trabalhos que se desenvolvem no campo das publicações impressas, fotografia, arte sonora, vídeo e cinema experimental. GABRIEL VILLAS é artista, campineiro e vive em Florianópolis desde 2012. Interessa-se pelas relações de atrito e deslize entre corpo e espaço e investiga a escuta como meio de operacionalidade dos seus trabalhos. Doutorando em Artes Visuais no PPGAV/UDESC.

JULIANA SILVA é artista visual, pesquisadora e professora. Doutoranda no PPGAV/UDESC, com bolsa PROMOP. Mestre em Artes Visuais pela mesma instituição (2024) e licenciada em Artes Visuais na UEL (2021). Atualmente, desenvolve pesquisas teórico-práticas que friccionam autobiografia, memória e temporalidade, considerando apropriação de objetos e práticas experimentais de escrita como procedimentos investigativos.

JULIANO VENTURA (Santa Maria/RS, 1989) é artista visual, pesquisador e professor. Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/UDESC, onde atualmente cursa o Doutorado, com pesquisa que investiga relações entre arte, mídia e territorialidades. Professor colaborador do Departamento de Artes Visuais da UDESC. Vive em Florianópolis.

LUANA NAVARRO é doutoranda no PPGAV da UDESC, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos. Em sua pesquisa tem se perguntado: pode a fotografia construir futuro para um corpo sapatão? Seu trabalho transita entre práticas visuais, textuais e performativas, com interesse especial pela fotografia e as conferências performativas.

SARA URIARTE (Itajaí, SC, 1992) é artista visual e professora. Doutoranda e mestra em artes visuais, e graduada em fotografia. Sua pesquisa foca em relações entre fotografia, performance e escrita, materializando trabalhos a partir da voz falada, publicações, vídeos, fotografia e texto.


 

ARTE ELETRÔNICA COM ARDUINO

23 SET às 14h [O#4] Lab Info 1 | GIULIANO OBICI E FERNANDA XAVIER
 

A oficina tem como objetivo proporcionar um primeiro contato teórico-prático com a integração entre arte e tecnologia, utilizando a plataforma Arduino como ferramenta de criação. Destinada a artistas, pesquisadores e estudantes interessados em expandir suas linguagens expressivas, a atividade abordará conceitos fundamentais de eletricidade, apresentará exemplos de obras artísticas que empregam circuitos eletrônicos e permitirá a experimentação prática na montagem de um projeto básico de controle de luz ou som.

GIULIANO OBICI artista-pesquisador sonoro com formação em artes, comunicação e psicologia. Professor adjunto do Departamento Artes Universidade Federal Fluminense. Tem apresentado e desenvolvido projetos em festivais, galerias, museus, residências artisticas e universidades pelo mundo. Escreveu o livro ""Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros"" e artigos diversos. Recebeu prêmios como Giga-Hertz-Preis do Centro de Arte e Mídia (ZKM - Karlsruhe) e Experimental Studio (Freiburg), Redbull Station e bolsas de pesquisa do DAAD, FAPESP e CAPES. 
FERNANDA XAVIER é artista e pesquisadora, formada em eletrotécnica e estudante de Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF). Realiza experimentações escultóricas que combinam eletrônica e programação. E integra o grupo de pesquisa Soma_Lab: SOM ~ nas + ARTES (UFF), e o núcleo laboratorial NANO: Núcleo de Arte e Novos Organismos (UFRJ), onde desenvolve projetos artístico-eletrônicos. 


 

IMPROVISAÇÃO LIVRE

26 SET às 14h [O#5] Estúdio Cinema IACS-UFF | PEDRO ALBUQUERQUE E FLAVIA GOMES
 

A oficina de Improvisação é um convite à experiência. Pensar por afetos. O que nos interessa é provocar uma liberdade de expandir vozes e escutas. Exercitar um ouvido aberto ao inusitado e às sensações. Arriscar um Som, um Gesto, uma ideia para fora dos repertórios tradicionais da Música. É um convite à experiência do pensar por afetos e às conversações suscitadas por essa experiência. Interessa provocar uma abertura, uma liberdade, acoplar, expandir, inventar vozes e escutas nas forças sonoras que se engendram e se misturam. Exercitar um ouvido vulnerável ao inusitado, aos perceptos (que não são percepções!), e, às sensações que ele produz. Arriscar um som, um gesto, uma ideia, um bloco, um sobrevoo para fora de seus repertórios tradicionais - num movimento intensivo, maquinal, num devir entre-dois (que não forma par!), um sussurro, um encontro inaudito.

PEDRO ALBUQUERQUE é músico, contrabaixista, doutorando pelo PPGM da UFRJ. É membro do grupo de pesquisa SOMA-UFF. Foi Artista Visitante dentre o período 2012 e 2015 no Estúdio de Som e Música da UERJ. Atua tanto academicamente, com publicações em diversos periódicos e apresentações em congressos, quanto artisticamente, com trabalhos teóricos e práticos sobre Música, Rádio Arte e Arte Sonora. Fez no Museu do Amanhã do Rio de Janeiro (RJ) a obra “Baías” (exposição permanente, 2022); Na área da Filosofia participou da publicação do livro “Deleuze Hoje” (2014), com o artigo “O Liame Musical ou ao modo de um Devir-musical”.

FLAVIA GOA é guitarrista e curadora do F(r)esta festival de Improvisação desde 2019. É membro do grupo de pesquisa SOMA (O Som nas Artes – UFF). Se apresentou como guitarrista de improvisação em festivais como Pequenas Sessões, Novas Frequências. Tem discos lançados com os selos como Música Insólita e Brava. Tocou com diversos artistas como Marco Scarassatti , Mauricio Mattos e Lea Taragona (Brasil/Berlim/Portugal)


 

GÁS-LIGHTING

29 SET a 1 OUT às 10h [O#6] Lab Info 2 IACS-UFF | MALU HATOUM E FILIPE BRITTO
 

A atividade ""Gás Lighting"" propõe uma incursão a Baía de Guanabara para experienciar o território que envolve a Universidade Federal Fluminense e participa diariamente com os que vivem e transitam em Niterói-RJ, dentro ou fora de suas águas. Vamos gravar sons e imagens a partir da escuta atenta ao nosso entorno e produzir durante 3 dias obras que serão apresentadas ao final no Festival SomaRumor, podendo ser veiculadas na Rádio Soma.Sairemos de barco da Ilha do Governador no dia 28/09 (domingo) às 7h para a colheita de material e logo teremos os dias 29 - 30/09 e 01/10 para juntes produzir obras sonoras, audiovisuais, live performance, etc, definidas pelo grupo. 29/09 - Lab Informática 10h às 13h 30/09 - Lab Informática 13h às 16h 01/10 - Lab Informática 13h às 16h Pré-requisitos para a participação: (1)Ter alguma experiência em produção sonora e/ou audiovisual com equipamentos de captação e/ou softwares de processamento e edição de som/imagem. (2) Trazer equipamentos próprios para a expedição, como gravadores de som, câmeras e/ou celulares. (3) Computadores próprios para a produção das obras serão muito bem-vindos, mas opcionais, pois contaremos com a sala de multimídia do IACS.

MALU HATOUM artista Sonora, cantora, performer, produtora e escritora. Atualmente é doutoranda no programa de Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense e mestre em Arte Sonora pela Universidade de Barcelona, Espanha. Pós-graduada em Técnica Klauss Vianna na PUC-SP e em Arte Integrativa pela Universidade AnhembiMorumbi-SP. Bacharel em Psicologia, USP. Estudou canto lírico na Fundação das Artes de São Caetano do Sul-SP. Pesquisa processos de escuta e comunicação transespécies tendo como manifestação a voz-corpo. Integra os coletivos SOMA e Colectivo Refluxus, a qual é co-fundadora. Participou em várias exposições coletivas e individuais na Europa e Brasil, África, América Latina e México.

FILIPE BRITTO é pesquisador, fotógrafo, videoartista e montador audiovisual. Doutorando em Estudos Contemporâneos das Artes, PPGCA – UFF e formado mestre pelo mesmo programa.Trabalha entre os campos da imagem e da programação, imbricando elaborações oníricas prospectivas, edições audiovisuais randômicas e dinâmicas de cuidado coletivo com os sonhos.


 

ESCUTA TÁTIL

30 SET às 9h [O#7] J03 Estudio Áudio SOMA_LAB | RODRIGO RAMOS

A Oficina Escuta Tátil, ministrada pelo artista sonoro Rodrigo Ramos, pretende explorar o Som como uma vibração para além da escuta timpânica, como vibração, e perceber as frequências sonoras através do corpo, buscando novas formas de escuta e relacionamento com as vibrações que nos circundam. A oficina abordará práticas sensoriais e a construção de dispositivos que potencializam a percepção de baixas frequências e infrassons.
 

RODRIGO RAMOS é um artista multidisciplinar que pesquisa formas de escuta e sonoridades através da arte/tecnologia/meio ambiente. É formado em Cinema pela UFSC, mestre em Artes Visuais (PPGAV) pela UFBA e o doutorando em Sonoridades (PPGCA) na UFF. Trabalha como Artista Sonoro e Sound Designer para Teatro, Dança e Cinema. É criador do projeto Espelho Sonoro, escultura sonora inspirado nos localizadores da Primeira Guerra Mundial, expondo em diversos centros culturais, como: MIS, Oi-Futuro, Farol Santander e Caixa Cultural Brasília; É membro do grupo de pesquisa SOMA (PPGAC -UFF). www.rodosund.com @rodrigo_rodo_ramos


 

INTRODUÇÃO LIVE CODING TIDAL CYCLES

30 SET às 14h [O#8] Lab Info 1 | PEDRO RUBACK
 

Live Coding, ou codificação ao vivo, é uma prática de programação onde a escrita do código toma parte da performance ao vivo. Pode ser empregada nas artes visuais e na arte sonora. Esta oficina se focará especificamente na prática da arte sonora através de códigos, e usará o ambiente de programação TidalCycles, via a linguagem de programação SuperCollider. Esta oficina tem como objetivo introduzir o artista e participante, experiente ou iniciante, na prática, e enfatizará os primeiros passos (instalação, guias, sites e manuais), as ferramentas básicas oferecidas pelo software, lógica da atividade, bem como apontará direções para a confecção de samples e um banco de sons autorais para práticas futuras.
 

PEDRO RUBACK  é mestre em Antropologia pelo PPGA-UFF. Suas pesquisas se inserem dentro da linha de pesquisa de Ritual e Simbolismo, Antropologia da Religião, Arte Sonora e Tecnologia. É artista sonoro com os projetos Evur e Domelem, e integra o grupo de pesquisa SOMA-UFF.


 

INTRODUCTION SUPERCOLLIDER FOR BEGINNERS + NETWORK-IMPRO-SESSION

1 e 2 OUT às 9h [O#9] Lab Info 2 | ANNA SHPAK, ANNA VAN BAARSEN, PHILIPPE DERLIEN, JELLA JESS


DESCRIÇÃO: Nesta sessão, vamos mergulhar no universo do live coding e da criação sonora colaborativa.Iniciaremos com uma introdução acessível ao SuperCollider, aprendendo a trabalhar com buffers e a escrever códigos simples. Pedimos que cada participante traga uma gravação ou um sample próprio, que será usado nos exercícios.Depois, conectaremos nossos laptops em uma pequena orquestra em rede: uma sessão de improvisação em que os sons circulam entre as máquinas — e, se disponíveis, utilizaremos os alto-falantes construídos na Parte 1 como dispositivos de saída. O que trazer: Materiais de casa que possam produzir sons interessantes (caixas de papelão, madeira, latas, placas de metal, placas de vidro etc.) Seu laptop com o SuperCollider instalado: Linux: 3.13.1 (tarball do código-fonte + assinatura GPG) Windows: 3.13.0 (64-bit ou 32-bit) macOS: 3.13.0 (binário universal para 10.14+ ou versão “legado” x64 para 10.10–10.13) Sua própria gravação ou um sample.

ANNA SHPAK estudante da Kunstakademie Düsseldorf na Alemanha faz intercâmbio no PPGCA (UFF) como bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Durante sua estadia no Programa, ela desenvolve projetos que dialogam com os contextos espaciais e institucionais locais, aprofundando sua pesquisa sobre arquitetura, percepção e modos de presença. Na sua prática artística, Anna Shpak investiga estruturas arquitetônicas, suas histórias e materialidades, assim como as tensões entre visibilidade e ocultamento. Suas obras frequentemente partem do confronto com espaços concretos – suas funções, modos de construção ou transformações de uso – e revelam condições arquitetônicas ou institucionais normalmente ocultas. Formação desde 04/2022 Turma de Escultura da Prof. Franka Hörnschemeyer, Kunstakademie Düsseldorf 10/2019 – 04/2022 Turma da Prof. Sabrina Fritsch, Kunstakademie Düsseldorf. 

ANNA VAN BAARSEN, estudante da Kunstakademie Düsseldorf (Prof. Franka Hörnschemeyer) (2020–2024), aluna de intercâmbio na Royal Danish Academy (Prof. Carla Zaccagnini) (2024) e na Universität der Künste Berlin (Prof. Manfred Pernice) (2024–2025).

JELLA JESS, atualmente estudante na Kunstakademie Düsseldorf (Prof. Franka Hörnschemeyer, Prof. Sabrina Fritsch), investiga a fragmentação de corpos e seus contextos, questionando suas hierarquias. Essa pesquisa se manifesta em pinturas de entidades humanas abstratizadas e símbolos socializados, que se expandem com elementos linguísticos através de assemblagens de citações, refletindo sobre a apropriação de palavras e a relação entre um enunciado e sua instituição de origem. Paralelamente à pintura, esse eixo aparece também em seu trabalho sonoro, por meio de métodos autorreferenciais de sampleagem que se transformam em paisagens sonoras, a partir de gravações de campo distorcidas e falas manipuladas.

PHILIPPE EMANUEL DERLIEN (Wuerzburg, Alemanha, 1998) é artista formado pela Academia de Arte de Düsseldorf, bolsista do DAAD e pesquisador visitante na UFF. Em seus vídeos e instalações site-specific, investiga a arquitetura e suas relações espaciais com o espectador, criando composições que questionam e expandem as qualidades e estruturas dos lugares. Seu trabalho oscila entre modelos imaginários e espaço real, utilizando sobreposições narrativas para explorar potenciais futuros de cada ambiente. Em 2023 pesquisou arquitetura brutalista e moderna na Grã-Bretanha e, em 2019, participou do projeto interdisciplinar Laboratory of the Arts (Itália). Estudou com Yesim Akdeniz (2019–2021), Franka Hörnschemeyer (2021–2024) e Nina Canell (2024–2025).


 

A DOBRA DA ESCUTA

25 SET às 9h [V#1] Sala J3B IACS-UFF | GABRIEL MARTINHO
 

"A dobra da escuta" é uma vivência de grupo em que se propõe experimentar modos de uso de um artefato de escuta específico. A intenção é pesquisar coletivamente a dimensão relacional da escuta como instrumento entre corpos e materialidades sonoras.
 

GABRIEL MARTINHO Artista sonoro-visual, educador e terapeuta. Carioca, doutorando em Estudos Contemporâneo das Artes pela UFF, onde pesquisa aproximação entre arte sonora e saúde mental. Possui mestrado em Cinema Documentário pela Universidad del Cine de Buenos Aires e formação clínica em Esquizoanálise. Atua no audiovisual há mais de uma década, tendo os filmes “Fotogratis” e “Proxima” premiados em festivais internacionais. Participou dos projetos de arte sonora Transmissão Fordlândia e Somsocosmos e expôs nas Cavalariças do Parque Lage e no Espaço Saracura. Participou da exposição Parada 7 – Arte em Resistência, com a obra “Palavras no ventilador” junto de Lula Wanderley e Jonas Esteves. Integrou o educativo da exposição Arte sobre Rodas com réplicas de obras de Lygia Clark e Hélio Oiticica. É co-fundador do projeto artístico, contemplado por editais de cultura ""Desenhos e Sons em Guaratiba"", foi educador na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Escola de Artes Visuais e Fundação Cultural do Pará. Recentemente, foi técnico e editor de som no podcast ""Eu Vim Contar Mais Historias"" do Museu Bispo do Rosário e atende como terapeuta de grupo na clínica da Casa Jangada. https://gabrielmartinho.com


 

VOSes: Roda de Bocejos

26 SET às 14h [V#2] Estúdio Cinema IACS-UFF | CALÛ
 

A roda de Bocejos propõe uma série de experimentações somáticas em relação ao bocejo e a voz. Este espaço pensado como invitaçao para estarmos juntos, intenta re-sensibilizar nossas capacidades perceptivas para poder sentir os movimentos do tempo, além da ideia de tempo crono-normativa que organiza nossas vidas.
 

CALÛ (Uruguai, 1991) é artista e pesquisador trans, com trajetória ligada à dança e às linguagens somáticas, expandida em direção à instalação, escrita e arte sonora. Mestrando em Práticas Artísticas Contemporâneas na Universidade de San Martín (Buenos Aires), faz intercâmbio na UFF e atualmente vive no Rio de Janeiro, onde desenvolve pesquisa sobre voz, tempo e ancestralidade. Atuou em projetos de dança, circo, performance e artes vivas, além de lecionar linguagem de movimento. Tem experiência como gestor, produtor e curador em iniciativas ligadas à cena noturna e a ativismos de identidades dissidentes, subalternas e contra-hegemônicas. Sua prática é atravessada pelo cuidado com territórios afetivos e comunitários.


 

EXPEDIÇÃO GÁS LIGHTNING

28 SET às 7h [V#3] Baía de Guanabara | MALU HATOUM E FILIPE BRITTO
 

A atividade ""Gás Lighting"" propõe uma incursão a Baía de Guanabara para experienciar o território que envolve a Universidade e participa diariamente com os que vivem e transitam em Niterói -RJ, dentro ou fora de suas águas. Vamos gravar sons e imagens a partir da escuta atenta ao nosso entorno e produzir durante 3 dias obras que serão apresentadas ao final no Festival SomaRumor, podendo ser veiculadas na Rádio Soma.
 

MALU HATOUM artista sonora, cantora, performer, produtora e escritora. Atualmente é doutoranda no programa de Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense e mestre em Arte Sonora pela Universidade de Barcelona, Espanha. Pós-graduada em Técnica Klauss Vianna na PUC-SP e em Arte Integrativa pela Universidade AnhembiMorumbi-SP. Bacharel em Psicologia, USP. Estudou canto lírico na Fundação das Artes de São Caetano do Sul-SP. Pesquisa processos de escuta e comunicação transespécies tendo como manifestação a voz-corpo. Integra os coletivos SOMA e Colectivo Refluxus, a qual é co-fundadora. Participou em várias exposições coletivas e individuais na Europa e Brasil, África, América Latina e México.

FILIPE BRITTO é pesquisador, fotógrafo, videoartista e montador audiovisual. Doutorando em Estudos Contemporâneos das Artes, PPGCA – UFF e formado mestre pelo mesmo programa.Trabalha entre os campos da imagem e da programação, imbricando elaborações oníricas prospectivas, edições audiovisuais randômicas e dinâmicas de cuidado coletivo com os sonhos.

Mostra Artísitca


Instalações

  • [I#1] C, D, E, F, G, A i | Anna Shpak | Jardim Galeria Gaia IACS 
  • [I#2] PÉ DE MAR | Tato Taborda | Jardim Galeria Gaia IACS 
  • [I#3] ESPELHO SONORO | Rodrigo Ramos | Jardim Galeria Gaia IACS
  • [I#4] REALIDADES EXPANDIDAS DO CORPO | Ivani Santana | Sala Corpo e Som IACS
  • [I#5] A DOBRA DA ESCUTA | Gabriel Martinho | Jardim Galeria Gaia IACS
  • [I#6] ENTE#01 TENTACULAR | Giuliano Obici | Jardim Galeria Gaia IACS

Performances

  • 23 SET 18h [P#][Performance #] RADIANTES & MEDITATIONS ON THE POWER GRID - Nicolás Varchausky
  • 22 SET 18h [P#01][Performance 1] SISTEMA ESFÉRICO - Marcello Magdaleno e Flavia Goa - Sala Corpo e Som IACS-UFF
  • 22 SET 18h [P#02][Performance 2] PESCA ATMOSFÉRICA - Leo Alves - Jardim Galeria Gaia IACS-UFF
  • 24 SET 18h [P#03] [Performance 3] DIGA COMO QUISER, SE QUISER - Claudio Moreira - Anfiteatro IACS-UFF
  • 24 SET 18h [P#04] [Performance 4]VOCÊ NÃO SABE O QUE TEM ATRÁS DO CARRO - Luana Navarro - Anfiteatro IACS-UFF
  • 24 SET 18h [P#05] [Performance 5] FIM DE FESTA: EMBRULHO, BARULHO, ESTRONDO - Gabriel Villas - Anfiteatro IACS-UFF
  • 24 SET 18h [P#06] [Performance 6] E/OU-ONDAS - Raquel Stolf - Anfiteatro IACS-UFF
  • 26 SET 18h [P#07][Performance 7] VOZes - Cala - Marquise Galeria Gaia IACS-UFF
  • 26 SET 18h [P#08][ Performance 8] O GRITO DA TERRA - Malu Hatoum - Jardim Galeria Gaia IACS-UFF
  • 26 SET 18h [P#09][Performance 9] PRAIA SONORA - Rodrigo Ramos - Jardim Galeria Gaia IACS-UFF
  • 29 SET 18h [P#10] [Performance 10] VARIATÓRIO - Marjoly Queiroz & Pedro Ruback - Sala Corpo e Som IACS-UFF
  • 29 SET 18h [P#11][Performance 11] T(r)ak-T(r)ak - varal sonoro - Pedro Albuquerque - Sala Corpo e Som IACS-UFF
  • 29 SET 18h [P#12] [Performance 12] JAM Ivani Santana e Marcela Trevisan Realidade Expandida Óculos instalação e JAM e ESTILHAÇO SOMA LAB
  • 3 OUT 18h [P#13][Performance 13 ] BAÍA CONTÍGUA - SomaLab - Marquise Galeria Gaia IACS-UFF

Rádio - Sessão de Escuta

 

  • [R#1] MOSTRA RÁDIO SOMA SESSÃO DE ESCUTA | Sala Corpo e Som IACS-UFF | 22 SET 18h
  • [R#2] MOSTRA RÁDIO SOMA SESSÃO DE ESCUTA | Sala Corpo e Som IACS-UFF | 29 SET 18h

Cinema 

  • [C#1] SESSÃO CINEMA SONORO | Sala de Cinema Gragoatá IACS-UFF | 25 SET 19h
  • [C#2] SESSÃO CINEMA SONORO | Sala de Cinema Gragoatá IACS-UFF | 2 OUT 19h

Artistas Residentes

Anna Shpak

Anna Shpak estudante da Kunstakademie Düsseldorf na Alemanha faz intercâmbio no PPGCA (UFF) como bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Durante sua estadia no Programa, ela desenvolve projetos que dialogam com os contextos espaciais e institucionais locais, aprofundando sua pesquisa sobre arquitetura, percepção e modos de presença. Na sua prática artística, Anna Shpak investiga estruturas arquitetônicas, suas histórias e materialidades, assim como as tensões entre visibilidade e ocultamento. Suas obras frequentemente partem do confronto com espaços concretos – suas funções, modos de construção ou transformações de uso – e revelam condições arquitetônicas ou institucionais normalmente ocultas. Formação desde 04/2022 Turma de Escultura da Prof. Franka Hörnschemeyer, Kunstakademie Düsseldorf 10/2019 – 04/2022 Turma da Prof. Sabrina Fritsch, Kunstakademie Düsseldorf"

Anna van Baarsen

Anna van Baarsen , student at Kunstakademie Düsseldorf (Prof. Franka Hörnschemeyer) (2020-2024), Exchange student at Royal Danish Academy (Prof. Carla Zaccagnini) (2024), Universität der Künste Berlin (Prof. Manfred Pernice) (2024-2025)"

Cala

Cala artista e pesquisador, trans. Tenho 33 anos, nasci no Uruguai. A minha formação artística está sobretudo ligada à dança e às linguagens somáticas. Nos últimos anos integrei a instalação, a escrita e a arte sonora como linguagens expressivas. Sou aluno do mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas, da Universidade de San Martín, Buenos Aires, Argentina. Atualmente moro no Rio de Janeiro, onde desenvolvo pesquisas para minha tese final. O projeto articula práticas com voz, tempo e ancestralidade. Como artista profissional participei de projetos de dança, circo, performance e artes vivas. Sou professor de linguagem de movimento. Também tenho experiência como gestor, produtor e curador de projetos artísticos ligados à cena noturna e aos ativismos de identidades dissidentes, subalternas e contra-hegemônicas. A preocupação com os territórios afetivos e com a formação e cuidado das comunidades perpassa minha trajetória." Pesquisador visitante do PPGCA pelo programa Move La América com bolsa do CNPq.

Claudio Moreira

Claudio Moreira (Criciúma, 1999) é artista, professor e pesquisador. Doutorando em Artes Visuais na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é bacharel em Artes Visuais pela mesma instituição (2022). Atua como docente nos cursos de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Integra o Grupo de Pesquisa em Arte (GPA) (CNPq/UNESC), coordenado por Daniele Zacarão e Alan Cichela, o projeto Sala de leitura | Sala de escuta (DAV/UDESC) e o Grupo de Pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (CNPq/UDESC), ambos coordenados por Raquel Stolf. Desde 2022, coordena o selo editorial Molécula, por meio do qual desenvolve projetos artísticos em formatos de publicações impressas e sonoras. Vem participando de exposições coletivas e individuais, atuando em espaços expositivos e editoriais, onde investiga a performatividade e espacialidade da linguagem e(m) seus desdobramentos em proposições transléxicas, através de procedimentos gráficos, instalativos, textuais e sonoros."

Djuly Gava

Djuly Gava (Florianópolis, 1995) é artista visual, produtora e diretora de cinema independente. Doutoranda do PPGAV/UDESC, desenvolve pesquisas acerca do deslocamento enquanto prática artística, com trabalhos que se desenvolvem no campo das publicações impressas, fotografia, arte sonora, vídeo e cinema experimental."

Gabriel Villas

Gabriel Villas (Campinas/SP, 1992) é artista multimídia, pesquisador e residente em Florianópolis/SC. Doutorando em Artes Visuais pelo PPGAV-UDESC, dedica-se à investigação do corpo em deslocamento pelo espaço público, explorando relações de atrito e deslize, formas de registro e rastro do movimento. Aborda questões relacionadas à escuta, entorno e acompanhamento de contextos."

Jella Jess

In her artistic work Jella Jess, currently studying at the Kunstakademie Düsseldorf (Prof. Franka Hörnschemeyer, Prof. Sabrina Fritsch), deals in her artistic practice with the interest in the fragmentation of bodies and their contexts, questioning their hierarchies. This dispute manifests itself in paintings of abstracted human entities and socialized symbols, expanding with linguistic elements in use of assemblages of quotations, evaluating on the topic of appropriation of words and the relationship between a statement and its original institution. Next to her painterly practice, this topos can be found in her auditory work of self-referential sample methods that morph into landscape-shaped sounds using distorted field recordings and manipulated speech. Exhibitons: ‘Down The Rabbit Hole’, KiT, 2022 ‘Nice Fake and Cozy’, alte Sparkasse Köln, 2022 ‘Out Of Stock’, ArtArtist, 2023 ‘Zeitlupe’,Macroscope Mühlheim, 2023 ‘What Is Steady Anyway?’, Sammlung Philara 2024 ‘Anthology_01_MOULD’, Reinraum e.V., 2024 ‘Cutting The Puppeteer's Strings’, Sammlung Philara,2025 ‘Digitale Felder’, Projektbüro DFI e.V., 2025 ‘IN ANDEREN HÄNDEN’, Miettinen Collection Berlin,2025 "

Luana Navarro

Luana Navarro é doutoranda no PPGAV da UDESC, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos. Em sua pesquisa tem se perguntado: pode a fotografia construir futuro para um corpo sapatão? Seu trabalho transita entre práticas visuais, textuais e performativas, com interesse especial pela fotografia e as conferências performativas. Vê seu trabalho potencializado na relação entre arte e contexto. Em 2022, foi uma das artistas selecionadas no XI Salão Victor Meirelles, que acontece no MASC, em Florianópolis. Em 2023 realizou a exposição individual PROCUREM-SE, no Museu Paranaense e em 2024 a intervenção Matriz Sapatão, no ateliê de gravura em metal, no Solar do Barão, em Curitiba."

Melanie Schapiro

Melanie Schapiro é cineasta. Em 2011, fundou Trapecio Cine, companhia que se dedica a propor esquemas de produção que permitem o desenvolvimento orgânico de cada projeto de acordo com suas características únicas. Ele fez quinze filmes. Atualmente, ela está concluindo o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas na UNSAM, Argentina. Partindo de imagens (de)formadas e partindo do princípio de que a imaginação configura modos de fazer, proponho uma instalação audiovisual que nos permita questionar como pensar outros futuros possíveis construindo outros tipos de memórias. Foi pesquisador visitante do PPGCA pelo programa Move La América com bolsa do CNPq.

Philippe Emanuel Derlien

Philippe Emanuel Derlien (born in 1998 in Wuerzburg, Germany), a graduate of the Düsseldorf Art Academy, is a DAAD scholarship holder and guest at the UFF. In his videos and partly site-specific installations, he deals with the existing architecture and its spatial relationship to the viewer. His works often involve the placement of spatial elements that question and expand the specifications, qualities and structures of a space. By applying different scales, his work oscillates between imaginary models and real space, using overlapping narrative strands to explore the future potential and interpretations of a place. In 2023, Philippe Derlien researched brutalist and modern architecture in Great Britain and was part of the 2019 interdisciplinary cultural project ‘Laboratory of the Arts’ in Italy. Education: Studied at the Düsseldorf Art Academy since 2017, in the class of Prof. Yesim Akdeniz 2019-2021, sculpture with Prof. Franka Hörnschemeyer 2021 - 2024 and with Prof. Nina Canell 2024 - 2025."

Raquel Stolf

Raquel Stolf é artista e pesquisadora, atua como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UDESC. Suas proposições investigam relações entre processos de escrita, experiências de silêncios e situações de escuta, bem como o procedimento da coleção/coletânea (coleciona sons de fins de vácuo, espécies de silêncios, sabonetes de hotel, notícias com animais/vegetais/minerais, etc.). Coordena o selo céu da boca, pelo qual vem editando proposições e publicações que envolvem desdobramentos em instalações, micro-intervenções, ações, vídeos, fotografias, desenhos e textos. Desenvolveu pesquisas de Mestrado (2002) e Doutorado (2011) em Artes Visuais no PPGAV/UFRGS e estágio pós-doutoral (2024) no PPGCA/UFF. Coordena o programa de extensão Sala de Leitura | Sala de Escuta, no DAV/CEART/UDESC e o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPq), integrando os grupos de pesquisa Veículos da Arte (UFRGS/CNPq), Pensamento Impresso (UFMG/CNPq) e SOMA - Som nas Artes (UFFF/CNPq)."

Sobre

O SomaRumor - Encontro Latino Americano de Arte Sonora, é um evento bienal, iniciado em 2019, focado em criar um espaço ampliado de diálogo entre diversas expressões artísticas, com ênfase na arte sonora. Seu principal objetivo é promover a reflexão, formação e apreciação dessas práticas, estabelecendo conexões entre produções locais e globais, especialmente no contexto latino-americano. O evento reúne artistas e pesquisadores de diversos países e inclui uma programação diversificada, com seminários, debates, oficinas, residências artísticas, apresentações e mostras. A iniciativa visa tanto a pesquisa quanto a difusão da arte sonora, contribuindo para o intercâmbio e desenvolvimento deste campo artístico.

Atualmente conta com o apoio institucional da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), vinculado ao PPGCA, Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Artes, e do Instituto de Artes e Comunicação Social. 

Nesta IV edição do SomaRumor, vamos ter a alegria de lançar a Rádio SOMA. Montaremos uma estação móvel nos entornos do IACS Campus Gragoatá - UFF Niterói, operando em ondas curtas FM durante o IV SomaRumor e com transmissão online através da plataforma Youtube. As atividades ocorrerão presencialmente na UFF (Universidade Federal Fluminense) em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, entre 22 de setembro e 03 de outubro de 2025.