( tania rivera ) textos arte

baba, falo, vagina. as fabulações queer e feministas de Lygia Clark
▸ In: MARIA MAIA, A.; QUINTELLA, P. (Orgs.) Lygia Clark: Projeto para um planeta (catálogo), Pinacoteca de São Paulo: São Paulo, 2024. 

pelas frestas do mundo: cartas e partilhas entre Lygia Pape e Hélio Oiticica
▸ In: Trivium: Estudos Interdisciplinares, Ano XVI, no.2, 2024 

com Laura Lima
Balé Literal
▸ In: RAUL MOURÃO VOLUME 3.1 ed.Rio de Janeiro: Automatica, 2023, v.3, p. 282-353.

com Vladimir Safatle
Tania Rivera e Vladimir Safatle
▸ In: Eleonora Fabião; Adriana Schneider. (Org.). Janelas Abertas: Conversas sobre arte, política e vida. 1ed.Rio de Janeiro: Cobogó, 2023, v. 1, p. 64-78.

A Arte (Moderna) dos Hospícios ou a Ética da -Loucura- no Modernismo Brasileiro
▸ In CONCINNITAS (ONLINE) (RIO DE JANEIRO). , v.23, p.150 - 167, 2023.

Trough the cracks of the world: letters and exchanges between Lygia Pape and Hélio Oiticica
▸ In Lygia Pape - The Skin of All.1 ed.Berlin: Hatje Cantz, 2022, v.1, p. 264-277.

desvios de fala, denúncia e bordados. Stela do Patrocínio, Aurora Cursino dos Santos e Natália Leite (ou como as “insanas” nunca se calaram)
▸ In: Martin Grossman e Liliana Sousa e Silva. (Org.). Relações do conhecimento entre arte e ciência: gênero, neocolonialismo e espaço sideral Livro 4.1: Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. 1ed. São Paulo: , 2022, v. 4.1, p. 412-418.

loucura e arte: vias desviantes de construção política
▸ In: Revista Clínica & Cultura. v. 8. n. 2. Sergipe, 2021, p. 49-64

loucura e arte no Brasil: da expressão ao delírio como política da singularidade
▸ In: revista convocarte. n. 11. Lisboa, Portugal, 2021. p 146-161

correspondência 1 
▸ correspondência com Anna Maria Maiolino. In: Revista Presente, n. 1, 2021

O giro e a ginga ou a ultraperformance de Hélio Oiticica
▸ In: Adriano Pedrosa; Tomás Toledo (orgs.), Hélio Oiticica: a dança na minha experiência, São Paulo: MASP, 2020

fechar portas, abrir janelas (estratagemas políticos para sair de si)
▸ In: n-1 edições, projeto pandemia crítica, 2020

loucura, expressão e abstração: a tensa relação entre Nise da Silveira e Mário Pedrosa no Engenho de Dentro
▸ In: Revista Concinnitas.  v. 21, n. 37, Rio de Janeiro, 2020. p.339-363

lugares do delírio: arte e loucura no Rio de Janeiro
▸ In: RIO XXI - Vertentes Contemporâneas. 1. ed. p.230-253. Rio de Janeiro: FGV, 2019.

como fazer o mundo rodar?
▸ In: RODA GIGANTE: Carmela Gross. 1. ed. Porto Alegre: Farol Santander,
2019. p. 107-111. ISBN 9788563916020.


Tunga (em balanço)
 In: Raphael Fonseca (org.) VAIEVÉM. 1. ed. São Paulo: Conceito Arte, 2019. p. 110-111. 

ensaio sobre o delírio como força estética - e política
 in Revista da Associação Psicanalítica de Curitiba, Curitiba, v. 35, ed. 1, p.117-136, 2019.

da loucura ao delírio como força política: Arthur Bispo do Rosário
▸ in Arte&Ensaios, Rio de Janeiro, v. 37, p. 89-99, 2019.

(outside - and inside)
▸ in hauser & wirth publishers (org.), Anna Maria Maiolino entre pausas. nova iorque: hauser & wirth Publishers, 2018, p. 49-52

linhas, desvios, gente
in Camila Bechelany (org.) imannam. são paulo: pivô arte e pesquisa, 2018, p. 20-31

lugares do delírio: relato de um exposição
in Tania Mara Galli Fonseca; Claudia Luiza Caimi; Luis Artur Costa; Edson Luiz André de Sousa (org.). imagens do fora. um arquivo da loucura. porto alegre: editora sulina, 2018,p. 20-29 

pelo uso do humor  - e da poesia - como estratégia política                                                                 ▸ psicanalistas pela democracia (site), 03 nov. 2018

lugares do pensamento                                                                                                                                 ▸ ARTE!Brasileiros, são paulo, p. 52 - 54, 01 jul. 2018

museu dos delírios. notas sobre a exposição lugares do delírio                                       
▸  ao largo. , v.2018-1, p.1 - 13, 2018

o sujeito e as linhas do mundo                                                                       
▸ quadranti, v.6, p.51 - 65, 2018

subverter o cuidado: reflexões e ações entre arte e saúde  
▸ revista MESA, v.5, s/p., 2018

o avesso do imaginário: Hélio Oiticica e o convite à polifonia         
▸ cult, São Paulo, p. 34 - 37, 01 jul. 2017.

a subversão do sujeito como gesto político                                                 
▸ psicanalistas pela democracia (site), 27 abr. 2017

subjetividade anônima e cultura aberta no pensamento de Hélio Oiticica
▸ ARS, v.15, p.75, 2017

ensaio sobre arte e testemunho: Rodrigo Braga e a invenção da experiência       
▸ psicologia-universidade de SP-USP (impresso), v.27, p.41 - 48, 2016

linha, realidade, incerteza. ensaio a partir da 32a. bienal de São Paulo 
poiésis, v.1, p.75 - 83, 2016

mito, vida e a frágil arquitetura do sujeito
in Szaniecki, Barbara; Cocco, Giuseppe; Pucu, Izabela (org.). Hélio Oiticica para além dos mitos. rio de janeiro: r&l produtores associados, 2016, p. 175-177

limites, passagens, fricções
in Rivera, T.; Oliveira, L. S. (org.), nos limites do corpo. residência artística no hospital da mulher Heloneida Studart. rio de Janeiro: relacionarte, 2016,  p. 16-20.

por uma ética do estranho
in Fabião, Eleonora; Lepecki, André (org.), ações. Eleonora Fabião. rio de Janeiro: tamanduá arte, 2015, p. 294-306

anatomia do olhar
in Ferreira, G.; Salgado, C (org.), Cristina Salgado. rio de janeiro: barléu, 2015, p. 49-61

Wilma Martins. a janela e o mundo
in Morais, Frederico (org.), Wilma Martins. rio de janeiro: tamanduá arte, 2015, p. 9-22

não objeto, nem palavra: a poesia do sujeito
in Pucu, Izabela; Feitosa, Roberto (org.), Osmar Dillon. não objetos poéticos. rio de janeiro: circuito/centro municipal de arte Hélio Oiticica, 2015, p. 95-101

a fotografia e o retorno do sujeito: sobre a dor de Sophie Calle
▸ revista concinnitas, v.2, n. 27, p. 50 - 61, 2015

l'expression, l'acte et l'autre
in Vinciguerra, L.; Bourlez, F. (org.), l'oeil et l'esprit. Merleau-Ponty entre art et philosophie. reims: epure, 2015, p. 63-82

a fotografia e suas dobras
in Eduardo Rangel Monteiro (org.), saturno. Rio de Janeiro: beco do azougue, 2014, p. 118-121

a janela e o mundo, Analu Cunha
in Cunha, Analu (org.), Analu Cunha. rio de janeiro: letra e imagem, 2014, p. 11-32

com Izabela Pucu
arte, memória, sujeito: bandeiras na praça general osório 1968 / bandeiras na praça tiradentes 2014                                                              
▸ lua nova. revista de cultura e política, v.96, p.177 - 190, 2015

imagens em ato: ensaio sobre a pulsão em ato, atalho e vento
trivium, v.VII, p.246 - 254, 2015

l’art contemporain et l’envers de l’imaginaire
oxymoron: revue psychanalytique et interdisciplinaire. , v.5, p.12 - , 2015

bandeiras no tempo
cult - revista brasileira de cultura, São Paulo, p. 47 - 50, 01 dez. 2014 

a arte, no mundo / art in the world 
revista MESA, v.1, p.1 - , 2014

a memória como gesto - Benjamin, Freud e a trama de polaroides de Marcos Bonisson 
poiesis, v.24, p.129 - 144, 2014

é a vida 
revista concinnitas. , v.2, p.17 - , 2014

o sujeito está na arte
viso: cadernos de estética aplicada, v.15, p.1 - 1, 2014

pulsações
in Marcos Bonisson (org.), pulsar / Marcos Bonisson. barra do piraí: binóculo, 2013, v. 1, p. 3-4

a imagem, a palavra e o real
in Ferreira, G.; Ernesto, L (org.), a imagem em questão. rio de janeiro: editora escola de artes visuais do parque lage, 2013, p. 205-230

a Imagem e o escuro, Chris Marker, memória e psicanálise
▸  revista carbono, online, 01 jul. 2013

a arte como laço dissidente: nota sobre o puxador de paisagem de Laura Lima. 
trivium, v.V, p.47 - 51, 2013

o corpo-horizonte. sobre miragens de Regina de Paula 
poiesis, v.21-22, p.53 - 2013

Théo Mercier ou la mort colorée
▸ insistance, v.9, p.177 - 182, 2013

o fio do desejo: antropofagia em Maria Martins, Lygia Clark e Louise Bourgeois 
in seminário de curadoria - XXIV bienal de são paulo. histórias de canibalismos, 2013, são paulo

o sujeito é uma multidão ensaio sobre os trabalhos sonoros de Cildo Meireles
in pelas vias da dúvida: 2o. encontro de pesquisadores de pós-graduação em artes do estado do rio de janeiro, 2012, Rio de Janeiro. pelas vias da dúvida. rio de janeiro: escola de belas artes, 2012. p.  23-31

O belo e o ínfimo
in Luiza Mello; Marisa Mello (org.), Livia Flores. Rio de Janeiro: automática, 2012, p. 15-57

experiência (revirada)
in Rezende, Renato; Kiffer, Ana; Bident, Christophe (org.),  experiência e arte contemporânea. Rio de Janeiro: circuito, 2012, v. 1, p. 85-90

a arquitetura do pensamento
in Machado, Milton (org.), história do futuro. Milton Machado. São Paulo: cosac naify, 2012, v. 1, p. 93-101

com Tainá Pinto
colidouescapo: poesia, sonho, condensação e linguagem em Freud 
tempo psicanalítico, v.44, p.201 - 219, 2012

a cena e a 'outra cena'. Freud e o cinema 
Freud. coleção guias da psicanálise, São Paulo, p. 72 - 79, 15 set. 2012

ethics, psychoanalysis and postmodern art in Brazil
third text, v.26, p.53 - 63, 2012

lespace et le sujet la psychanalyse, l’art contemporain et l’oeuvre de Lygia Clark
 psychologie clinique (revue), v.34, p.81 - 94, 2012

censura, memória e as artes
in Leite, N. V.A.; Milán-Ramos, G (org.), entreato. o poético e o analítico. Campinas: mercado de Letras, 2011, p. 473-489

despertar na transferência, despertar na teoria: arte e psicanálise
in Denise Maurano; Heloneida Neri; Marco Antonio Coutinho Jorge (org.), dimensões do despertar na psicanálise e na cultura. Rio de Janeiro: contracapa, 2011, p. 51-62

a ex-crita de Hélio Oiticica
poiesis, v.17, p.53 - 64, 2011

le sujet, la Psychanalyse et l'art contemporain
▸ insistance. , v.6, p.133 - 144, 2011

nota sobre as fabulações psicanalíticas de Louise Bourgeois 
trivium, v.2, p.126 - 129, 2011

a transmissão como uma torre de babel: psicanálise e arte contemporânea
in Costa-Moura, F (org.), psicanálise e laço social. Rio de Janeiro: 7letras, 2010, p. 37-49

a pele e o espaço
in Chaimovitch, Felipe (org.), Ernesto Neto: dengo. São Paulo: Mam, 2010, v. 1, p. 1-7

a criação crítica. Oiticica com Lacan
trivium , v.1, p.218 - 231, 2010

o sujeito e a aura
marcelina (SP), v.ano 3, p.17 - 27, 2010

hetero-retratos
in Barja, W (org.), Novo Rosto. Breve Antologia do Auto-Retrato. Brasília: Thesaurus, 2009, p. 8-13

a casa da letra
in Helena Trindade (org.), livros. catálogo da exposição livros, de Helena Trindade. Rio de Janeiro: contracapa, 2009, p. 125-135

o retorno do sujeito e a crítica na arte contemporânea
in Ferreira, G.; Pessoa, F (org.), criação e crítica. seminários internacionais museu vale. Rio de Janeiro: Suzy Muniz, 2009, p. 50-64

a letra e a imagem: Gary Hill, videoarte e psicanálise
psicologia&sociedade (impresso), v.21, p.31 - 38, 2009.

o reviramento do sujeito e da cultura em Hélio Oiticica
arte & ensaio (UFRJ), v.19, p.106 - 116, 2009

sobre escultura como imagem, de Cristina Salgado. 
concinnitas, v.ano 10, p.142 - 147, 2009

carta de Olívia para Sebastian (sobre a obra de Ernesto Neto)
catálogo da exposição 'from Sebastian to Olivia'. Berlim: Holzwart, 2008, p. 81 - 83 

Hélio Oiticica. A criação e o comum. 
▸ Viso · Cadernos de estética aplicada, Nº 7, jul-dez/2009

estética e descentramento do sujeito
cult, São Paulo, p. 50 - 53, 01 jun. 2008

alternância e desejo na feminilidade e na obra de Frida Kahlo. 
psicologia USP (Impresso). , v.19, p.235 - 257, 2008

o sujeito na psicanálise e na arte contemporânea 
psicologia clínica (PUCRJ. Impresso). , v.19, p.13 - 24, 2007

sobre a ilusão da comunidade ou o que se transmite na arte
nota sobre a documenta 12. revista polêmica, nº20, p.20, 2007 

vertigens da imagem. cinema, sujeito e arte
in Rivera, Tania; Safatle, Vladimir (org.), sobre arte e psicanálise. São Paulo: escuta, 2006, p. 137-162

entre angústia e estranheza: ato, imagem e sublimação na psicanálise e na arte
in Leite, Nina Virgínia de Araújo (org.), corpolinguagem. angústia: o afeto que não engana. Campinas: Mercado das Letras, 2006, p. 125-140

cinema e pulsão: sobre 'Irreversível', o trauma e a imagem 
revista do departamento de Psicologia da UFF (impresso), v.18, p.71 - 76, 2006

tecendo feminilidade, arte e sujeito contemporâneo
in Viero, Emília; Betts, Jaime; Fleck, L. B (org.), (re)velações do olhar: recortes do processo criativo com Liana Timm. Porto Alegre: território das artes, 2005, p. 147-166

cinema e pulsão
in III congresso nacional de psicanálise da UFC / X encontro nacional de psicanálise da UFC, ㅤㅤㅤ2005, Fortaleza. a teoria da sexualidade 100 anos depois, 2005

gesto analítico, ato criador. Duchamp com Lacan
pulsional. revista de psicanálise (São Paulo), São Paulo, v. XVIII, n.n. 184, p. 65-73, 2005.

o Fascínio do ver e a angústia do olhar: sobre o corpo e a subjetividade
revista latinoamericana de psicopatologia fundamental, São Paulo, v. VIII, n.4, p. 665-678, 2005.

Marcel Duchamp e o sexual
▸ escrita psi, Natal (universidade potiguar), v. 2, n.1, p. 9-17, 2003 

da 'criação' da loucura à 'loucura' da criação, ensaio sobre pintura e delírio 
insight. Psicoterapia e Psicanálise, São Paulo, p. 14 - 21, 01 mar. 2001.

transferência, arte, psicanálise. 
pulsional. revista de psicanálise (São Paulo), São Paulo, v. XIII, n.133, p. 37-47, 2000

possessão, teatro e psicanálise
psicanálise e universidade, São Paulo, v. 8, p. 85-113, 1998

rite de possession et théâtre
psychoanalyse revue de l'école belge de psychanalyse, Bruxelas, v. 10, p. 69-90, 1996

o fantasiar: afastamento da realidade e criação artística.
▸ tempo psicanalítico, Rio de Janeiro, v. 28, p. 33-54, 1995