sobre arte e psicanálise
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sinopse
A teoria psicanalítica mantém com a produção e a crítica de arte entrelaçamentos fecundos do início do século XX. Atualmente, complexos diálogos vêm se tecendo entre estrelas, como mostram os textos originalmente apresentados no ciclo de Debates Arte e Psicanálise, realizado em agosto de 2005 no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. Este livro procura atualizar o arriscado debate que atravessou um século com altos e baixos, e encontra no século XXI um horizonte instigante e desafiador. (sinopse proposta pela editora/ contracapa)
trecho
É indiscutível o importante papel exercido por obras de arte na criação da teoria psicanalítica. Freud realizou um estudo detalhado da escultura Moisés, de Michelangelo, escreveu um ensaio extenso sobre Leonardo da Vinci e permeou sua obra com análises de criações literárias. A partir dos anos dez, foi a vez dos artistas começarem a se interessar pela novidade representada pela psicanálise – notadamente graças aos surrealistas, que ajudaram a popularizar o pensamento de Freud na França. Ao longo do século XX, a psicanálise desenvolveu o diálogo permanente com a cultura e com a estética. Talvez o caso mais extremo neste sentido seja o de Jacques Lacan: um psicanalista que chegou a representar os modos de subjetivação disponíveis na clínica a partir do recurso à reflexão estética sobre as artes (trecho da introdução de Tania Rivera e Vladimir Safatle, página 7)
RIVERA, T.; SAFATLE, Vladimir (Org.) . Sobre Arte e Psicanálise. 1. ed. São Paulo: Escuta, 2006. v. 1. 216p.
título: sobre arte e psicanálise
isbn: 9788571372498
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 14 x 21
páginas: 224
ano de edição: 2006
ano copyright: 2006
edição: 1ª
conteúdos do livro
▸apresentação
▸sumário
▸livraria