( tania rivera )

lugares do delírio: arte e expressão, loucura e política


contracapa
Nunca mais se poderá falar sobre a relação entre arte e loucura sem passar por este estudo luminoso. Ao historiar o cruzamento entre ambas as esferas, Tania Rivera se instala na terceira margem do rio: o delírio. Não lhe falta experiência clínica, trânsito nas artes ou referências filosóficas para sustentar seu ponto de vista. Na esteira de Freud e mais além, ela postula que o delírio não deve ser pensado como distorção, porém como ação – ele é uma operação do sujeito na cultura. Os desdobramentos de tal abordagem são de grande riqueza. É o próprio estatuto da loucura que se vê revirado, com sua carga histórica e científica tão comprometida. Abre-se assim o que a autora chama, tão belamente, de uma micropolítica do delírio, com incidência nas práticas estéticas. A exposição Lugares do delírio, curada pela autora, e cujas belas imagens estão aqui disponíveis, revela como podem ser questionadas as fronteiras entre normal e patológico, arte e vida, museu e mundo. Não há neste trajeto falsa isenção. Tania Rivera toma posição a cada tópico, análise, obra, situação – pois a questão é ética, sempre. Haverá postura mais digna e aguda do que essa, quando se trata do desatino e de suas expressões?
Peter Pál Pelbart 

trecho
Talvez seja desnecessário ressaltar que neste projeto o termo “delírio”, nomeando a possibilidade de surgirem caminhos desviantes, deslocamentos em relação a padrões já estabelecidos, consiste em uma espécie de noção performativa ou metodológica, que carregaria em si uma potência de subversão política e de defesa radical da singularidade, contra toda padronização autoritária e universalizante. Na expressão Lugares do Delírio, tal dimensão se reforça ainda pela afirmação de uma pluralidade indefinida de “locais” nos quais se encontraria a potência delirante. Qual o lugar do delírio? O hospital psiquiátrico? O museu? A arte? O mundo?

Minha proposta de posição clínica em curadoria e reflexão no campo da arte talvez seja, simplesmente, a defesa de uma ação delirante, na tentativa de pôr a realidade em movimento transformador. E político.

capa


referência bibliográfica
RIVERA,T. Lugares do Delírio: Arte e Expressão, Loucura e Política. 1. ed. Rio de Janeiro: N-1 e Edições Sesc, 2023. v. 1. 406p.

sobre o livro

          com Celso Favaretto e Peter Pál Pelbart
          lançamento dos livro "lugares do delírio" e "Hélio Oiticica: cartas - 1962-1970) 2023
          ▸ vídeo 

ficha técnica
título: lugares do delírio: arte e expressão, loucura e política
isbn: 9786581097479
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 12 x 18
páginas: 406
ano de edição: 2023
ano copyright: 2023
edição: 1ª

disponível para compra
▸ livraria