Oficinas
As oficinas acontecerão remotamente com inscrições gratuitas até 13 de Outubro. Para participar preencha o formulário de inscrição que se encontra na descrição de cada curso.
1. cosmoaudição e agência comunicativa: a escuta de outres :: Daniel Puig :: 18 a 21 OUT :: 10 às 12h (pt)
2. ouvindo padrões algoritmicos :: Alex Mclean :: 20 OUT :: 10h às 11:30H (EN/PT)
3. tocar com a Câmera :: Marina Mapurunga :: 21 Out :: 10 às 12h (pt)
4. instrumentalização de Sons Através de Movimento Capturado por Celular: Elemental Mobile :: Tiago Brizolara :: 18 a 21 OUT :: 10 às 12h (pt)
5. perspectivas Afro-Diasporicas na Arte Sonora Brasileira :: Edbrass Brasil :: 18 a 20 OUT :: 14 às 16h (pt)
6. desconstrução de alto-falantes de fabricação em massa e criação de obra sonora coletiva :: Matias Serrano :: 21 OUT :: 14h às 16h (es)
7. web Poemas - Poesia Sonora Interativa :: Ariane Stolfi :: 18, 20 e 21 OUT :: 14 às 16h (pt)
8. a arte de fazer patches com pure data :: Alexandre Porres :: 18 a 21 OUT :: 14 ÀS 16h (pt)
1. Cosmoaudição e agência comunicativa: a escuta de outres - Daniel Puig
18 a 21 OUT :: 10 às 12h (pt)
A oficina “Cosmoaudição e agência comunicativa: a escuta de outres”, de caráter participativo e prático, realizada online, propõe uma exploração e ampliação da escuta através de debates, propostas, experimentos e exemplos. Toma por base uma bibliografia especializada, a prática da escuta e reflexões do campo intercultural para explorar diferentes redes, como o ambiente sonoro urbano ou a rede sonora das aves, e buscar caminhos para conhecermos melhor nossa própria cosmoaudição e podermos assim (re)conhecer outras. Com os exemplos abordados e compartilhados pelo grupo, tendo como foco a escuta, cada participante decidirá no percurso a forma do que irá apresentar como resultado da oficina.
DANIEL PUIG (1970) trabalha entre arte, educação, música e tecnologia, e é professor do Centro de Formação em Artes e Comunicação na Universidade Federal do Sul da Bahia (CFAC-UFSB). Na UFSB, atuou na implantação da universidade e foi Pró-Reitor de Gestão Acadêmica. Como compositor e educador, tem trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior, dedicando-se também aos estudos da complexidade e à inter-transdisciplinaridade. É membro do grupo de pesquisa em Poéticas Tecnológicas na UFSB e pesquisador colaborador da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Instituto de Estudos Avançados da USP, na qual concluiu o pós-doutorado em Educação. É Doutor em Música pela UNIRIO, com bolsa do DAAD e estágio de pesquisa na UdK-Berlim, e Mestre em Música e Tecnologia pela UFRJ. Entre outras escolas, foi professor da educação básica no CAp-UFRJ por mais de 20 anos.
2. ouvindo padrões algoritmicos - Alex Mclean
20 OUT :: 10-11H30 (en/pt)
Oficina com Alex McLean, criador do Tidal Cycles projeto gratuito de código aberto. Alex falará sobre codificação ao vivo (live coding), algorave e padrões algorítmicos por um tempo, depois irá escutar e falar sobre diferentes padrões criados por/com o TidalCycles.
ALEX MCLEAN é um pesquisador interdisciplinar, artista de software e músico de Sheffield Reino Unido, trabalhando em interfaces para exploração de Padrões Algorítmicos, incluindo o ambiente gratuito de código aberto TidalCycles para codificação de música ao vivo (live coding), e tecnologias de tecelagem como parte de um projeto de cinco anos, intitulado ERC PENELOPE, liderado por Ellen-Harlizius Klück no museu Deutches, em Munique. Suas atividades atravessam as artes digitais, incluindo ser co-fundar do TOPLAD e Algorave, movimentos de codificação/algoritmos ao vivo, as conferências internacionais de codificação ao vivo e interfaces ao vivo, e o festival AlgoMech de algoritmo e movimento mecânico. Em dezembro de 2021, ele começará uma parceria de quatro anos explorando padrões algorítmicos no laboratório de pesquisas independente Then Try This, fundado pelo programa FLF UKRI. https://thentrythis.org/about/alex-mclean/
3. Tocar com a Câmera - Marina Mapurunga
21 Out :: 10 às 12h (pt)
A oficina consiste em exercícios coletivos e proposições de improvisação voltados à escuta e à experimentação da câmera do aparelho celular integrada ao instrumento sonoro (voz, corpo, objetos, instrumentos musicais). O objetivo desta oficina é partir da escuta da/o outra/o para compor outros enquadramentos visuais ao tocar, incluir a câmera como parte da improvisação, explorar o espaço privado no ato de tocar.
MARINA MAPURUNGA: artista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual, da arte sonora e da música. Professora de som do curso de Cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutoranda em Música pela USP, onde desenvolve sua pesquisa sobre práticas sonoras experimentais como estratégias de reativação da escuta em cursos de Cinema. Pesquisadora do NuSom-USP e do LinkLivre-UFRB. Integrante da rede feminista Sonora e da Orquestra Errante. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora – SONatório, projeto de extensão da UFRB. Últimos trabalhos: performance Estafa Mental n.1, na exposição Sons de Silício 2019; soundwalk Dystopian Path, no Dystopie sound art Festival 2020; (in)fleXus, no X Novas Frequências 2020; vídeo-arte Gabinete de Vozes, na residência Sampleologia em comemoração aos 85 anos da Discoteca Oneyda Alvarenga CCSP 2021; Ressonâncias, junto à rede Sonora no II Festival CHIII 2021; Necessito Respirar, no Festival Sur Aural 2021. Website: mapu.art.br
4. Instrumentalização de Sons Através de Movimento Capturado por Celular: Elemental Mobile - Tiago Brizolara
18 a 21 OUT :: 10 às 12h (pt)
A oficina explora o movimento capturado pelos sensores presentes nos aparelhos celulares para executar instrumentos sonoros digitais. Durante os encontros serão apresentadas ferramentas gratuitas e abertas (MobMuPlat, Pure Data) no contexto de disponibilizar para os participantes o Elemental Mobile, um instrumento que incorpora sons atmosféricos por síntese sonora que utiliza celulares fixados em um ou nos dois braços, dentro de uma proposta estética que Tiago Brizolara define como “performance surreal” - um eixo expressivo da imitação da natureza até o som abstrato. Será uma oportunidade de reflexão e - havendo tempo - produção no campo multidisciplinar de Novas Interfaces de Expressão Musical (NIMEs). A oficina se destina a curiosos, músicos, artistas sonoros, dançarinos, atores e luthiers digitais.
TIAGO BRIZOLARA: ficção de música popular, computação científica, desenho de áudio, aplicações interativas. Tiago Brizolara vem da música brasileira (principalmente instrumental), toma a estrada para festivais nos anos 2000 e a partir de 2016 começa a criar também instrumentos musicais / visuais digitais a partir de movimento capturado, instalações interativas, trilhas para arte contemporânea, com parcerias que incluem o grupo R.I.S.C.O., Atelier Digital O Sítio e artistas como Flora Holderbaum e Juliana Hoffmann, entre outros. É doutorando em Computação e Movimento Humano na UBS (França), pesquisando aplicações computacionais interativas para performance de palco. É mestre em Física (UFSC-SC), especialista em Jogos Digitais (PUC-PR), foi aluno de Composição Musical (UEM-PR) e cursou disciplinas na Berklee School of Music Online. Também é consultor em software para a área médica. Seu projeto atual é um instrumento musical que recria e corporifica os sons atmosféricos - o Elemental.
5. Perspectivas Afro-Diasporicas na Arte Sonora Brasileira - Edbrass Brasil
18 a 20 OUT :: 14 às 16h (pt)
A oficina "Perspespectivas afro-diaspóricas na arte sonora brasileira" se divide em dois momentos. Primeiro apresenta um painel representativo da vertente afro-diaspórica que atravessa a música experimental e a arte sonora brasileira, abrangendo experiências desde a década de 1970 até os dias atuais. Segundo, a oficina se dedicará à criação de uma obra radiofônica coletiva partindo dos postulados apresentados e discutidos durante o curso.
EDBRASS BRASIL é artista sonoro, curador e pesquisador. Há duas décadas vem atuando em diversas áreas criativas, como rádio-artista, performer ou compondo trilhas sonoras para as artes cênicas. Coordenando a “Low Fi – Processos Criativos”, plataforma de criação, produção e difusão artística, com sede em Salvador-BA, é responsável pelo “Ciclo de Música Contemporânea”, que iniciou suas atividades em 2016, projetando e construindo uma rede de intercâmbio artístico com artistas, instituições e produtoras da Europa, América Latina e EUA, além do território nacional. Em suas apresentações solo ou em pequenos grupos, utiliza instrumentos de sopro não-convencionais, aliados à técnicas estendidas, explorando as possibilidades de composição em tempo real, numa pesquisa que conecta aspectos da botânica e os seus usos cotidianos nas tradições afro-indígenas brasileiras.
6. Desconstrução de alto-falantes de fabricação em massa e criação de obra sonora coletiva
- Matias Serrano
21 OUT :: 14h às 16h (es)
Nesta atividade se realizará a desmontagem de alto-falantes pequenos e fabricados para se compreender seu funcionamento interno, cuja decomposição se aplicará na criação de uma obra coletiva internacional. Essa abordagem provém da proposta da "Filosofia da Caixa-Preta" de Vilem Flusser, e de seu chamado para que artistas adentrem as entranhas dos aparatos que lhes rodeam, com o objetivo de obter resultados criativos diversos. Os alto-falantes fabricados serão utilizados na criação de uma obra sonora coletiva e internacional, cujos detalhes serão apresentados na oficina.
MATÍAS SERRANO tem licenciatura em Artes, com foco em Som pela Universidade do Chile,e cursa mestrado em Arte e Mídia pela mesma universidade. Artista sonoro e designer eletrônico, publicou três discos de música eletrônica e experimental sob o pseudônimo de misaa. Co-criador no Coletivo 22bits, dedicado a exploração do vínculo entre arte, som, design e tecnologia a partir de um olhar tecnofeminista. Co-gestor do netlabel de música experimental e arte sonora Archivo Veintidós.
7. Web Poemas - Poesia Sonora Interativa -Ariane Stolfi
18, 20 e 21 OUT :: 14 às 16h (pt)
Nesta oficina, trabalharemos noções de HTML e web audio aplicados à construção de um poema online interativo. Trabalhos selecionados serão publicados online no site da oficinante.
ARIANE STOLFI é arquiteta, designer, programadora, musicista e professora, e transita por várias linguagens e disciplinas. Doutora em Sonologia pelo departamento de Música da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Mestre em Arquitetura e Design (FAU-USP), pesquisa interfaces interativas em tecnologias web, atualmente na Universidade Federal do Sul da Bahia. Foi pesquisadora visitante no Centre for Digital Music (Queen Mary University of London) e participou de diversos festivais e eventos como: Festival de Música Nova, Digitália, SHA, Submidialogias, DIS Experimental, ¿Música?, Virada Cultural, Bigorna, Improvise!, Circuito de Improvisação Livre, Amostra Sonora, Áudio Insurgência, Tecnoxamanismo, CMMR, Web Audio Conference, Audio Mostly, UbiMus e NIME.
8. a arte de fazer patches com pure data - Alexandre Porres
18 a 21 OUT :: 14 ÀS 16H (pt)
Curso introdutório à linguagem de programação Pure Data (PD), voltada para processamento de áudio, síntese e multimídia. Veremos um apanhado de estratégias e possibilidades com esse ambiente no uso de controladores/sensores customizados, instalações multimídias, integração com outras linguagens de programação, softwares e hardwares, aplicativos para dispositivos móveis, performances experimentais no geral e afins. Porém, nos concentraremos principalmente em Técnicas de síntese Modular e técnicas generativas/algorítmicas - que são a base da chamada "Arte de Fazer Patches".
ALEXANDRE PORRES é doutor em Sonologia/Computação Musical pela USP e Mestre em Composição pela Unicamp, compositor, performer, produtor e professor de música e tecnologia. A ênfase de sua pesquisa é em programação para “Live Electronics” (criação de aplicativos de processamento sonoro e síntese em tempo real) e estudos sobre percepção/análise sonora. Ele atua em diferentes meios de criação musical, com trabalhos da música erudita contemporânea ao pop, passando pelo noise, experimental, improvisação livre e instalações interativas e multimídia. Desde 2007 tem desenvolvido materiais didáticos dedicados ao Pure Data. Além de colaborar com o desenvolvimento do PD, é responsável pela biblioteca ELSE, que expande em muito as funcionalidades do PD.