OcupaSoma
HOME SOBRE ATIVIDADES LAB OCUPASOMA CONTATO
OCUPAÇÕES ARTÍSTICAS
#3
WORKSHOP & PERFORMANCE
O workshop explora o uso da síntese sonora através da codificação criativa e da invenção de instrumentos musicais não triviais no contexto da improvisação coletiva. Inspirado nos instrumentos coletivos criados pelo músico/luthier/artista/professor suíço-brasileiro Walter Smetak, Alberto de Campo desenvolveu um ambiente de performance sonora em grupo chamado NTMI (NonTrivial Musical Instrument). O projeto surgiu de um experimento de improviso coletivo utilizando processos complexos e múltiplos de síntese sonora e atualmente pode ser acessado pelas plataformas GitHub e S4NTP pela sigla NTMI. Durante o workshop os participantes serão introduzidos ao sistema e convidados a participar de uma performance coletiva na Galeria de Artes da UFF.
Alberto de Campo é músico, compositor e artista computacional/sonoro que gosta de trabalhar com grupos. Desde 2009, ele é professor de Arte Computacional na Universidade das Artes em Berlim, Alemanha, onde fundou a S4NTP, a Sociedade para Empreendimentos Não Triviais, em 2011. Dentro desses contextos, seus interesses incluem live coding, sonificação e interação com sistemas complexos o suficiente para surpreender até mesmo seus criadores; esses projetos frequentemente envolvem formas de compartilhamento de autoria.
- Máximo 10 participantes
- Duração Workshop + Performance: 4 ~ 5 horas;
- Não é necessário conhecimento prévio, porém algum conhecimento de inglês é útil;
- Conhecimentos em programação e SuperCollider são bem-vindos;
- Os participantes devem trazer seus próprios laptops e fones de ouvido para que possam levar o setup após o workshop.
Este workshop é uma extensão do projeto NTMI (NonTrivial Music Instrument) que permite a múltiplos participantes tocarem intuitivamente com síntese sonora complexa usando interfaces comuns. Open source e de baixo custo, o workshop oferece a chance de experimentar e personalizar o NTMI para performances coletivas.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO WORKSHOP ONLINE ATÉ 06/08
7 AGOSTO 2024 14H WORKSHOP > 18H PERFORMANCE
Local: Galeria GAIA - IACS- Campus Gragoatá, UFF - Niterói
PERFORMANCE: Absolut Relativity
7 AGOSTO 2024 18H
Local: Galeria GAIA - IACS- Campus Gragoatá, UFF - Niterói
Absolut Relativity faz parte de um projeto de longa duração, o ambiente de performance NTMI (Instrumento Musical Não-Trivial), que começou como um experimento de tocar intuitivamente utilizando processos complexos de síntese sonora. Desde o início, com uma interface personalizada, o nUFO, projetada por Isak Han, e software de síntese sonora desenvolvida por Hannes Hoelzl, o NTMI tem se expandido para suportar interfaces comumente disponíveis, como controladores, gamepads e outros tipos de intereface. Escrito para SuperCollider, o projeto é open source, multiplataforma e também pode rodar em plataformas embarcadas de baixo custo, como Raspberry Pi e bela. Seu repertório de processos sonoros pode ser modificado e expandido pelos usuários, e interfaces favoritas podem ser adicionadas.
Inspirado pelos instrumentos coletivos criados pelo músico/luthier/artista/professor suíço-brasileiro Walter Smetak, os últimos desenvolvimentos permitem que vários músicos influenciem simultaneamente o mesmo conjunto de processos sonoros; dessa forma, explorar seus espaços de possibilidade sonora se torna uma performance coletiva incentivando iniciativa, confiança e respeito pelos outros, em uma rede de influências.
Por fim, múltiplos ambientes NTMI podem ser conectados para influência cruzada via rede ou internet, de forma que instalações ou ambientes de performance em diferentes locais possam formar redes de influências não-locais.
Alberto de Campo é músico, compositor e artista computacional/sonoro que gosta de trabalhar com grupos. Desde 2009, ele é professor de Arte Computacional na Universidade das Artes em Berlim, Alemanha, onde fundou a S4NTP, a Sociedade para Empreendimentos Não Triviais, em 2011. Dentro desses contextos, seus interesses incluem live coding, sonificação e interação com sistemas complexos o suficiente para surpreender até mesmo seus criadores; esses projetos frequentemente envolvem formas de compartilhamento de autoria.
Mais informações sobre as pesquisas e projetos de Alberto de Campo
#2
O SOMA, Grupo de Pesquisa SOM nas Artes e SomaRumor: Encontro Latino Americano de Arte Sonora, convida para o segundo OcupaSoma OCASO GAIA que nesta edição conta com duas apresentações dos artistas argentinos Javier Bustos e o grupo Toborochi.
09/07/2024, 18h na Galeria GAIA – Campo Aberto das Artes do IACS UFF, em Niterói.
PROGRAMA
- BREATH (Javeir Bustos - Argentina) é uma performance sonora que utiliza um Acordeon Eletrônico Experimental construído e projetado pelo artista. BREATH propõe uma reinterpretação do acordeon em chave Cyborg. O fole do acordeon transforma e manipula samplers e sintetizadores especialmente programados para a obra. Desta maneira, o fluxo de ar modifica o som e a luz da cena a partir do movimento do corpo e da respiração do instrumento. O gesto da respiração constante do instrumento introduz um tempo orgânico na experiência sonora propondo uma resposta corporal no público. https://javierbustos.com.ar/Information www.instagram.com/j._.bustos @j._.bustos
- TOBOROCHI é um trio argentino de performance composto por Javier Bustos, Leticia Mazur e Jorge Crowe. A banda de rock eletrônico, com base na luteria experimental, aterriza no Brasil para sua turnê galáctica de alienígenas perdidos, náufragos interdimensionais, formados por corpos tecnologicamente mediados desarraigados e nômades.
EQUIPE
- Realização: IACS-UFF, GAIA, SomaLab, SomaRumor.
- Curadoria: Giuliano Obici e Raquel Stolf.
- Organização e Produção, Flávia Goa, Fernanad Xavier, Pedro Albuquerque, Léo Alves, Núbia Mobo.
SERVIÇO
- Local: Galeria GAIA – Campo Aberto das Artes - IACS - Campus Gragoatá - UFF
- Data: 09/07/2024
- Horário: 18h
- GRATUITO
OCASO GAIA é um projeto de extensão que tem como objetivo difundir arte a todos interessados por expandir os sentidos com propostas que reúnem pesquisa e arte na GAIA (Galeria de Artes do IACS no campus Gragoatá da UFF). O evento é uma celebração da vida e do ciclo ao sol emoldurado pela exuberância natural da baía de Guanabara ao entardecer.
#1
O SomaLab, Laboratório e Grupo de Pesquisa Som nas Artes (Soma), convida para o primeiro OcupaSoma intitulado OCASO GAIA, dia 12/12/2023, na Galeria de Artes do IACS UFF. O evento reúne experimentações e processos de pesquisa em artes, tecnologias e territórios com a participação de alunos das disciplinas do curso de artes – Experimentações, Genealogias e Interlocuções em Artes/Poéticas e Meios Tecnológicos – ministradas por Giuliano Obici, Tato Taborda e pesquisadores Camila Machado e Felippe Müssel. Participação especial do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas Corpoaudiovisual coordenado por Ivani Santana da UFRJ. OCASO GAIA é um convite aos interessados em aguçar sentidos e celebrar um novo ciclo emoldurado pela exuberância natural da baía de Guanabara ao pôr do sol.
- Local: GAIA: Galeria de Artes Novo IACS - Campus Gragoatá UFF
- Data: 12/12/2023
- Horário: 17h às 20h
- GRATUITO
PROGRAMA
- Dissimulados e Desintegrados - Giuliano Obici e SomaLab formado por Núbia Mobo, Leo Alves, Pedro Albuquerque, Flavia Goa, Marcello Magdaleno, Levi 4t4;
- Quando o ressoar cortar o espaço - Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual UFRJ (PPGDan, DAC) + SomaLab (PPGCA, IACS-UFF). Direção: Ivani Santana. Co-criadoras e performers: Camila Florentino, Gabriela Haddad, Isabela Nishitani. Artistas colaboradoras: Bruna Arruda, Clarissa Monteiro. Criação de Instrumentos: Giuliano Obici. Sonoridades: Flávia Goa, Levi4t4 e Núbia Mobo;
- Sessões de Live Coding
- Sonicando Pi - Antonio Pavani
- Quimera - Gio Tavares
- Techneira - Ella Brand
- Ambientação no Ritmo Gesto - Sofia Rocha
- Rasin - Germane Delva
- Segundo Bicho - Lua Almeida
- Sessão de Escuta
- Assentamento - Rafael Farias
- Cantos de Cigarra - Clara Coelho
- Interações de um quintal - Jamile Oliveira
- Harmonia das ervas: um retrato acústico da sabedoria de uma vida - Mirian Motta
- Artistas convidados
- Icarus - Fernanda Xavier | Escultura interativa
- Dissolve - Levi | Instalação interativa
- La pereza de soñar e AnimusAnima - Marjoly Queiroz | peça sonora
- BLASÉ - Marcus Philippe | Curta metragem com Performance Sonora ao Vivo
- Sessão de improviso - Núbia Mobo, Pedro Albuquerque e Flavia Goa