sobre

Núcleo MULTI-Experimental

 

 

O Núcleo Multi-Experimental do Departamento de Arte/IACS se propõe a promover a prática de ações no campo da experimentação artística, a partir das linguagens contemporâneas, de modo a exercitar sua inter-relação e suas derivações teóricas e críticas. Seja no campo da sonoridade, da imagem, do movimento, do objeto ou da escrita, em suas múltiplas possibilidades técnicas e tecnológicas, performativas, expositivas ou instalativas, o Núcleo Multi-Experimental busca investigar as linhas de efetivação da ação artística experimental no Século XXI. Através de ações que se desdobram nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão, o Núcleo Multi-Experimental procura trazer para a Universidade Federal Fluminense as ferramentas e territorialidades do experimentalismo, em seus aspectos transdisciplinares e multimídia.

Através do Núcleo Multi-Experimental, procuraremos estabelecer convênios e parcerias com outras universidades no Brasil e exterior, buscando a realização de eventos, assim como o intercâmbio de professores, pesquisadores e artistas, com atuação significativa no campo da arte contemporânea e experimentalismo. Do mesmo modo, nossos estudantes poderão usufruir de intercâmbios, a fim de complementar sua formação acadêmica.

Em linhas gerais, o Núcleo Multi-Experimental se propõe a atuar nas esferas da Pesquisa, Ensino e Extensão:

Pesquisa: procuraremos agrupar e articular projetos de pesquisa em andamento que abordem, de modo amplo, a experimentalidade na arte contemporânea.

Ensino: organizaremos cursos e atividades junto à graduação e pós-graduação, em torno das questões do experimentalismo na arte, com ênfase em oficinas de produção artística, teórica e crítica, assim como através de cursos regulares.

Extensão: buscaremos promover eventos de caráter público, em torno dos problemas e questões do experimentalismo em artes, através de apresentações, eventos artísticos, oficinas, seminários, cursos, conferências e publicações, voltados tanto à comunidade acadêmica como aos demais interessados junto ao público externo à universidade.

O Núcleo Multi-Experimental é coordenado pelos Professores Tato Taborda, Giuliano Obici e Ricardo Basbaum, vinculados ao GAT/IACS e PPGCA-UFF.